sábado, 9 de abril de 2011

Salvar-se ou Desviar-se. Arrepender-se ou Perder-se - Por Daniel Souza (1ª Parte)

A) A SALVAÇÃO E O REINO DE DEUS
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." (Ef.2.8,9)
Este é um dos textos mais conhecidos e usados para se ministrar sobre salvação, porém, não é o único a abordar este assunto tão importante.
Esta é a palavra de Deus, e assim, não deve ser negligenciada. Ela é digna de toda aceitação. Porém, outros textos abordam este mesmo assunto, e, como também são palavra de Deus, são dignos de toda aceitação. A PALAVRA NÃO SE CONTRADIZ, SE COMPLETA.
O próprio Efésios 2.8,9 se completa no verso 10. A fé sem obras (e boas obras), é morta; não vale nada (Tg.2.14-26).
VEJA OUTROS TEXTOS:
"Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (Romanos 10.9)
Obs. Êxodo 20.7 = Rm.10.9
Não há salvação sem o governo de Cristo
"Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo." (Mateus 24.13 / ver Lc.21.19) - não há salvação sem perseverança
"e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem" (Hebreus 5.9) - não há salvação sem obediência
"Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis." (1Timóteo 4.10) - não há salvação sem fidelidade a Deus
"E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?" (1 Pedro 4.18) - não há salvação sem aperfeiçoamento (negar-se; cruz, etc.)
"Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e achará pastagens." (João 10.9) - não há salvação sem porta do reino
DEUS QUER QUE LEVEMOS ESTE ASSUNTO A SÉRIO
A salvação completa se consumará no futuro. Devemos nos preparar para dois momentos radicais que vão antecedê-la e cooperar para sua consumação: a morte e / ou arrebatamento
Por isso a bíblia diz:
"...desenvolvei a vossa salvação com tremor e temor..." (Fl.2.13) - salvação é um processo (Fl.1.6) - justificação, santificação e glorificação.
O apóstolo Pedro disse:
"...portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação" (1Pe.1.17)
Temor = reverência; respeito à presença de Deus. Portar-se com temor significa: ter consciência do preço que Deus pagou para redimir-nos (v.18,19); e ter consciência de sua natureza, que deve ser nosso padrão de vida (v.13-16 / Hb.12.10)
A igreja que participará do arrebatamento é formada de pessoas que temem a Deus (At.2.43 a)
SÃO MAIS OS SALVOS OU OS PERDIDOS?
Os homens expressam várias opiniões sobre a salvação, mas o que Jesus diz sobre ela?
Alguém perguntou para Jesus: "SENHOR, SÃO POUCOS OS QUE SÃO SALVOS?
Respondeu-lhes: esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão." (Lucas 13.24)
"Entrai pela porta estreita, larga (fácil) é a porta e espaçoso (fácil) o caminho que conduz para a perdição e são muitos (talvez a maioria) os que entram por ela,
porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela." (Mateus 7.13,14)
Vejamos os exemplos que a bíblia nos dá:
Sodoma e Gomorra (Gn.19) - salvou-se Ló e sua casa (seus genros foram proclamados mas escarneceram e sua mulher perdeu-se no caminho)
Obs. Salvação pela obediência à palavra do Senhor através dos anjos
Raabe, em Jericó (Js.6) - salvou-se ela e seus parentes
Obs. Salvação pela obediência à palavra dos espias
Noé e seus contemporâneos (1Pe.3.20) - salvou-se Noé e sua casa
Obs. Salvação pela obediência à palavra do Senhor e pela perseverança (100 anos de espera?)
- A SALVAÇÃO NÃO CONSISTE NO QUANTO TRABALHAMOS PARA DEUS E SIM NO QUANTO DEUS TRABALHA EM NÓS
Veja Mt.7.21-23; 24 e 25
- A SALVAÇÃO NÃO CONSISTE EM APARÊNCIA PIEDOSA, MAS NA PRESENÇA, NO PODER E NA RENOVAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Veja as virgens loucas de Mt.25; e também Rm.8.9; 2Tm.3.5
- A SALVAÇÃO NÃO CONSISTE NA APARÊNCIA DE IGREJA E SIM NA APROVAÇÃO DE JESUS
Veja as 7 igrejas no Apocalipse: somente 2 receberam aprovação imediata de Jesus: Esmirna e Filadélfia / e Jesus ainda ordenou fidelidade até a morte (Ap.2.10b); e conservação do que tinham (Ap.3.11)
B) O PERIGO DO DESVIO
Desviar-se de Deus e de sua vontade significa desviar-se da verdade e abrir mão da vida. Esta atitude tem como triste conseqüência a interrupção do processo da salvação.
Interromper explica melhor que perder.
Convertido é aquele que converge para o alvo. Desviado é o oposto disso.
Existem dois tipos de desviados: o que se afasta da verdade e o que opta pelo engano. Ambos estão perdidos. Porém aquele pode ser restaurado; este (apóstata), creio que não.
Compare e medite em alguns textos com forte ênfase na apostasia e rebelião ativa contra Deus (1Tm.4.1; 2Tm.4.3,4; Hb.6.4-6; 10.26-31)
Lembremos da blasfêmia contra o Espírito Santo e também do pecado para a morte, como disse João (1Jo.5.16-18 / toda injustiça é pecado - consciente ou inconsciente, porém, o pecado consciente trás conseqüências e juízo mais severo).
DEUS NOS JUSTIFICOU, ESTÁ NOS SANTIFICANDO E NOS GLORIFICARÁ.
Nós estamos no segundo aspecto: santificação. Justificados, temos que prosseguir na santificação até sermos glorificados (recebermos a redenção / restauração do nosso corpo - sermos como Jesus Rm.8.22-25; 1Jo.3.2,3 ® os dois textos usam a palavra esperança - ainda falta um aspecto da salvação)
Por isso a palavra nos adverte:
"...aquele que perseverar até o fim..." (Mateus 24.13)
"todavia, o meu justo viverá pela fé, e: se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma." (Hebreus 10.38,39)
A BÍBLIA TRÁS VÁRIOS ENSINOS SOBRE A SITUAÇÃO DE UM DESVIADO:
"Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado, salvará da morte a alma dele, e cobrirá multidão de pecados." (Tg.5.19,20);
"Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado" (2Pe.2.20,21);
"E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida - salvai-os, arrebatando-os do fogo..." (Jd.22,23)
"...para que não se extravie o que é manco, antes seja curado." (Hb.12.13)
O novo e o velho testamento se unem na mesma revelação. Veja:
"Também quando o justo se desviar da sua justiça...no seu pecado morrerá, e suas justiças que praticara não serão lembradas..." (Ez.3.20; 18.24)
Obs. Deus não se lembra dos pecados do arrependido e nem da justiça do desviado.
Não basta começar bem. A vida cristã é uma carreira. Temos que começar e terminar bem a carreira que Deus nos propôs.

No amor de Jesus,
 Daniel Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário